MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

sábado, 6 de abril de 2013

DESAFIO: DESCUBRA AS PALAVRAS MATEMÁGICAS DE MERLIN!!!!!


DESCUBRA AS PALAVRAS MATEMÁGICAS PRONUNCIADAS PELO MAGO MERLIN!!!!!

No sudeste da Inglaterra, há alguns milhares de anos, a cerimônia montada para a inauguração do Templo de Stonehenge, só teve sucesso devido à providencial ajuda prestada pelo mago Merlin, que se fazia presente na ocasião e evitou um fiasco no ritual da festa, utilizando o seu vasto conhecimento matemágico!!!!
Foi assim: 
como a função maior do templo, seria a marcação da passagem do tempo, pois, ele era um calendário construído com pedras gigantescas e arrumadas em dois círculos concêntricos, então, em uma armação de moldura metálica flexível, foram fixadas e numeradas desde o número 1, uma após outra, 365 engrenagens,





as quais representavam os dias do ano. A ideia, era que... aquele cinturão metálico e flexível cercasse no interior da construção, um altar de forma quadrada (os quatro lados representavam as quatro estações do ano) e no lado tomado como a sua frente, as pontas desse cinto fossem unidas, engastando-se a engrenagens de número 1 com a última, a de número 365
Depois, a engrenagem número 1 seria posta a girar no sentido horário, obrigando o giro no sentido anti-horário na engrenagem de número 2, que por sua vez, faria girar em sentido contrário, a engrenagem seguinte, a engrenagem de número 3 e, assim, sucessivamente... até atingir-se a última engrenagem, a de número 365!!!! 
A intenção era que todo o conjunto daquelas engrenagens, agora unidas, girassem simultaneamente pela ação de giro aplicada na engrenagem de número 1!!!!
Mas, como o leitor poderá notar, numa situação dessa, essa corrente de engrenagens engrenadas ou  engastadas, tem a propriedade de... contando-se a partir da engrenagem de número 1 e se ela gira, por exemplo, no sentido horário, então, todas as outras engrenagens de números ímpares, terão giro no mesmo sentido e, o mesmo se verifica para as engrenagens de números pares, as quais todas girarão, no nosso caso, no sentido... anti-horário!!!!
Daí, é que, quando as engrenagens de número 1 e de número 365, foram postas juntas, como ambas  giravam no mesmo sentido (horário), o conjunto das engrenagens ficou travado e não podia girar!!!!
Como não dava mais tempo para fazer algum reparo, em uma rápida reunião com os altos sacerdotes, os druidas e, entre eles, o mago Merlin, foram consultados e... entre as soluções apresentadas e não aceitas de bom grado, estava a de... constar como última engrenagem do conjunto, a engrenagem de número 364, eliminando-se a de número 365!!!! 
Bom, para contornar o fiasco do bom funcionamento do ritual exigido, era o que mais agradava e era aceito naquele momento!!!!
E foi aí, que o mago Merlin disse: podem deixar isso comigo que eu resolvo, sem destruir ou retirar nada da estrutura e garanto que tudo irá funcionar como o planejado ou desejado!!!!
A seguir, deu umas instruções e começou a dar uma volta em torno do altar e, assim que completou o percurso, ao som de trombetas e o rufar de dezenas de tambores, ergueu os braços para o alto e bradou em alta voz as palavras matemágicas: _ _ _ _   _ _   _ _ _ _ _ _ (essas palavras você terá que descobrir, caro leitor!!!! Esse é o seu desafio)!!!!




E para espanto geral, agora a junção das engrenagens 1 (giro no sentido horário) e a 365 (giro no anti-horário) permitem que as engrenagens do conjunto girem simultaneamente!!!!
Como costumo fazer, vou dar um tempo para que através dos comentários, vocês meus prezados leitores, apresentem a solução para este desafio, escrevendo as três palavras matemágicas ditas pelo mago Merlin!!!!

Um abraço!!!!!

*********************************************************************************
ATENÇÃO!!!! Para aqueles leitores que gostam de ler ou saber sobre as minhas invenções, 
postei uma nova criação (2 em 1) com o título... "Nuvem Sólida" aqui no blog na página 
"PENSO, LOGO INVENTO"!!!!!
Obrigado!!!!!
*********************************************************************************


20/08/2014*********************************************************************************
Heads up !!!! For those readers who like to read or know about my inventions, I 
posted a new creation (2 in 1) with the title ... "Solid Cloud" here on the blog page 
"THINK, THEN THE INVENTION" !!!!! 

Thank you !!!!!
*********************************************************************************

Artigos Relacionados

16 comentários:

Aloisio Teixeira disse...

Oi, Valdir!

Muito bem bolado o problema. Creio que Merlin falou alguma coisa relacionada com o ano bissexto.

Abraços

6 de abril de 2013 às 14:27
Francisco Valdir disse...

Olá, Aloísio!!!!

Muito obrigado, pela visita e por ter sido o 1º comentarista dessa postagem e isto muito me honra e incentiva!!!!
Mas, Merlin disse o que???? Quais foram as suas palavras???? Veja que cada um dos tracinhos ali, deverá receber uma letra formando uma frase!!!!

Valeu, meu parceiro e, sugiro que tente acertar de novo e... antes do Jairo Grossi, rsrsrsrs, que é o "matador" desses meus desafios!!!!

Um abraço!!!!!

6 de abril de 2013 às 15:09
Kleber Kilhian disse...

Humm... Aloísio, se Merlin dissesse algo sobre o ano bissexto, teria que adicionar uma nova engrenagem, mas ele disse "sem destruir ou retirar". Sendo assim, creio que não seja o caso em adicionar uma nova engrenagem, mas seria uma ótima saída.

Poderia ter dito: Espane a engrenagem!

Agora falando sério, as palavras ditas, a quantidade de letras correspondem à quantidade de traços indicados acima?

Abraços.

9 de abril de 2013 às 19:21
Francisco Valdir disse...

Olá, Kleber Kilhian!!!!

Legal, mais um amigo que, não o faz somente agora, que comenta construtivamente os meus posts que eu publico aqui no meu blog!!!! Obrigado, meu parceiro e leitor fiel!!!!

Realmente, você está certo para o que falou sobre... em não se aumentar ou acrescentar engrenagens ao conjunto, ou seja, tudo fica como está!!!!

Retirando as suas dúvidas... eu informo: é isso mesmo, o que estás suspeitando, quanto à quantidade de letras em cada uma das três palavras que foram ditas pelo Merlin!!!! Digo mais, essa frase tem algo relacionado com os estudos matemáticos e que remete aos gregos!!!!

Mas, você e o Aloísio... devem se apressarem, pois, imagino que o nosso amigo e também nosso parceiro o Jairo Grossi, deve estar vindo e acelerando o carro, rsrsrsrs, para apresentar a solução!!!!

Um abraço!!!!!



9 de abril de 2013 às 21:24
Diego Sousa disse...

Olá,

Eu encontrei a solução para o problema:

FITA DE MÖBIUS

Já que a Fita de Möbius não é orientável o fenômeno pode ocorrer naturalmente.

Pense da seguinte forma:

No encontro a Engrenagem 1 gira no mesmo sentido da Engrenagem 365, porém se realizarmos uma torção de 180° na Engrenagem 365, teremos que a Engrenagem 1 e a Engrenagem 365 giram ambas no sentido horário.

Então basta dizer:

FITA DE MÖBIUS !!!

E o problema está resolvido!

Até mais !

21 de abril de 2013 às 12:16
Francisco Valdir disse...

Olá, Diego Sousa!!!!

Perfeito!!!! Meus parabéns!!!!
Eu coloquei no texto, seis tracinhos, no espaço reservado para receber exatamente a última palavra... Mobius e lá na imagem, ela tem sete tracinhos, pois, alguém poderia escrever... Moebius, certo???? Esperei que alguém perguntasse o porquê disso e, sabendo que se tratava da mesma palavra que poderia ser escrita corretamente de duas maneiras, assim acredito, que atinaria com a solução!!!!

Veja só, Diego!!!! O Aloísio foi o 1º comentador do post e que tentou dar solução ao desafio. Agora, faz pouco tempo ele fez uma postagem.. . 1ª parte sobre a... FUNÇÃO DE FERDINAND MOBIUS e até chegou a citar a fita de Mobius!!!! Eu comentei o post, muito bom, mesmo e disse que: "Aloísio, você participando de uma reunião de sábios, magos e matemáticos do passado, eu diria que você seria o mago Merlin!!!!", isto falei com a intenção de induzi-lo a responder ao desafio!!!! acho que o cérebro dele, trabalhando em paralelo, achou a solução a que fora solicitado e o nosso amigo entendeu que deveria falar do Mobius escrevendo uma postagem!!!! Passou lotado, hein Aloísio???? KKKKKKKKKK!!!!!!!!!

Atenção... meus povos e minhas povas!!!! O problema das palavras do mago Merlin, foi resolvido brilhantemente pelo Diego Sousa!!!! Palmas pra ele!!!!
obrigado, meu amigo e até breve!!!!

Um abraço!!!!

21 de abril de 2013 às 14:08
Aloisio Teixeira disse...

Oi, Valdir e Diego!

Também dou meus parabéns ao Diego pela sua visão tridimensional da solução do problema.

Eu me referi ao ano bissexto devido às setes letras finais. Na verdade não pensei em Mobius e em muito menos Moebius. Mas foi interessante a coincidência da minha postagem.

Este problema é genial, Valdir. Inventou ou viu em algum canto?

Abraços!

22 de abril de 2013 às 07:31
Francisco Valdir disse...

Olá, Aloísio!!!!

Foi criação minha,meu amigo!!!! Eu fizera um esboço de uma máquina para ser usada no ensino, onde há duas janelas nela, para que simultâneamente... quando uma delas estiver, por exemplo, apresentando uma imagem a outra exibe o texto correspondente a esta!!!! Mas, para que usasse uma só bobina (economia de material), eu vi que a Fita de Mobius resolveria isso e... fui procurar mais informações sobre ela, essa sua propriedade topológica de inverter aparentemente a translação dos objetos, embora permaneçam num fluxo contínuo, eu tive a curiosidade de ver se a rotação dos mesmos objetos também, sofressem uma aparente mudança no sentido original!!!! Como vi que isso se dava, então bolei o desafio!!!!

Obrigado, parceiro e... estou pensando em indicar, por ocasião da apresentação da solução desse desafio no meu blog, as suas postagens partes 1 e 2, sobre a função de Mobius que você está escrevendo!!!! Posso????

Até breve e... um abraço!!!!!

22 de abril de 2013 às 08:40
Anônimo disse...

Muito legal.




http://falaseriomatematico.blogspot.com.br/

26 de abril de 2013 às 12:02
Francisco Valdir disse...

Olá, Hugo!!!!

Obrigado por visitar, comentar e seguir o meu blog!!!!
Estive também, lá no seu blog e não vi a caixa de seguidores!!!! Deixei um comentário lá e até pedi desculpas por ter trocado o seu nome!!!!Foi uma falha minha!!!! Queira ma perdoar, por isso!!!!

O seu blog é muito novo no cenário da blogosfera e... no que eu puder ti ajudar, é só pedir!!!! Falei também, sobre as entidades... UBM e EM e disse como podemos acessá-las!!!!! Fazendo a filiação à elas, verás que o teu projeto tem tudo para crescer e se destacar!!!! Pense nisso!!!!

Visitarei o seu blog mais vezes, é claro, assim como também espero vê-lo por aqui, combinado????

Muita saúde e paz!!!!

Um abraço!!!!!

26 de abril de 2013 às 17:05
Prof. Irivan Rodrigues disse...

Bom dia Multiplicador, desejamos muita paz pra você e a sua família!

Parabéns, seu blog é destaque no Educadores Multiplicadores.

Venho em nome dos EDUCADORES MULTIPLICADORES convidar você a:

@ Parabenizar os multiplicadores do mês;
@ Dar as boas vindas aos novos multiplicadores;
@ Retribuir comentários em sua postagem de publicação (na página índice).

Multiplicador Valdir, precisamos de sua visita para que o Projeto Educadores Multiplicadores tenha vida e continue crescendo. Contamos com a sua presença! Os Multiplicadores agradecem a gentileza e compreensão. Ah, no mês de junho tem novidade no E.M.

Excelente sábado, obrigado pela parceria, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

IRIVAN

4 de maio de 2013 às 10:06
Francisco Valdir disse...

Olá, Multiplicador Mor... Irivan!!!!!

Obrigado, pela visita, osa avisos e entre os mesmos, tenho a grata satisfação de saber que o meu blog, mais uma vez, pontuou e é destaque no na família dos Educadores Multiplicadores!!!!
Por vários motivos, é que estou devendo fazer os comentários e as visitas nos veículos da galera do EM e até o meu PC resolveu me pregar uns sustos por esse tempo, ameaçando paralisar!!!! Mas, como pra tudo tem um jeito, brevemente estarei com a corda toda, de volta com aquela dinâmica que iniciei ao me filiar!!!Eu prometo!!!!

Um abraço!!!!!

4 de maio de 2013 às 18:25
Tânia disse...

Boa noite colega multiplicador, seu blog é um sucesso! Parabéns.
Tania

4 de maio de 2013 às 18:49
Francisco Valdir disse...

Olá, colega Tânia!!!!

Obrigado, pela visita ao meu blog, que assim fica mais "iluminado" com a vossa presença e mais famoso!!!! Que bom que gostou!!!!

Estive também, visitando o seu excelente blog e, sou seguidor e farei sempre visitas aio mesmo, pois, é muito instrutivo e prazeroso, de uma leitura deliciosa em todos aqueles posts já publicados ali!!!! Os poemas, então, são nota mil!!!! Parabéns!!!!

Deixei um comentário de agradecimentos e sobre a sua última postagem, que trata da... eterna "transformação" sob a maestria do tempo, que há no universo, nem sempre recebida de bom grado por nós, mas, da qual não podemos fugir, por ser uma lei natural!!!!

Até breve!!!!!

Um abraço!!!!

5 de maio de 2013 às 05:56
Tânia disse...

Obrigada Valdir pelas bela palavras e pela visita. Meu objetivo é poder ajudar muitos colegas que no dia a dia não tem tempo para pesquisar diferentes tipos jogos para utilizar em sua prática pedagógica. Antes registrava esses recursos em um caderno, mas me sentia muito egoísta em não poder compartilhar com outros educadores. Este blog é todos aqueles que buscam inovar suas aulas através da utilização de atividades e jogos online.

Tenha uma semana abençoada!

5 de maio de 2013 às 14:44
Francisco Valdir disse...

Olá,Tânia!!!!

boa noite!!!!
Temos objetivos comuns!!!! E quando eu digo... "temos" não me refiro apenas a nós dois e sim, à toda esta plêiade de blogueiros que... acredito, é a resposta concreta da humanidade carente de conhecimentos que são criminosamente negadas e/ou sabotadas em suas qualidades e quantidades por aqueles que são parte dessa mesma... humanidade, eleitos diretores, administradores e até outros cargos, mas, usam deseducar para dominar as massas sedentas de liberdade e de saber!!!!
Assim, usando-se os meios de comunicações, tecnologias modernas, blogs, livros eletrônicos e cooperação, a parte oprimida da humanidade, supre gratuitamente e democraticamente, através do compartilhamento dos conhecimentos e ideias, a paz espiritual e... até material que todos os terráqueos almejam!!!!

Um ótimo FDS para ti e a sua família!!!!

Um abraço!!!!

5 de maio de 2013 às 15:44

Postar um comentário