MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

quarta-feira, 13 de abril de 2011

FATORAÇÃO ISOLADA... É PODEROSA!!!

Depois de apresentar aqui os trabalhos sobre: critérios de divisibilidade; métodos de fatoração de números compostos; métodos para se encontrar o máximo divisor comum (MDC) entre dois ou mais números e o mínimo múltiplo comum (MMC) também, entre dois ou mais números,




como que encerrando para o momento esses assuntos, resolvi destacar a importância que o domínio da fatoração isolada tem, para dar conta da solução para se encontrar simultaneamente, os MMC e MDC entre dois ou mais números dados. É isso mesmo! 
Quem domina perfeitamente a fatoração isolada de um número composto (produto de números primos menores que o número dado), e uma vez que tenha feito isso para vários números, poderá aproveitar esse trabalho de fatoração e facilmente encontrar tanto o MMC, quanto o MCD deles sem maiores dificuldades.





Só lembrando, fator comum é aquele que aparece em todas as fatorações realizadas, por exemplo: o fator primo 3.

Artigos Relacionados

4 comentários:

Kleber Kilhian disse...

Ola, amigo. Ficou bem compactado os metodos. Mas ainda costumo fazer fatoração simultânea. Talvez seja os vícios adquiridos.
Um abraço!

17 de abril de 2011 às 17:40
Francisco Valdir disse...

Olá, Kleber!
É verdade, não restam dúvidas que os métodos práticos são vantajosos, mas sabe o que é acontece na maioria das vezes? Vários alunos desconhecem essa forma de aproveitamento da fatoração isolada, por exemplo: vc pede que eles façam a fatoração daqueles números ali e em seguida pede para achar o MDC e o MMC dos mesmos e... lá se vão eles para os métodos práticos porque não conheciam mesmo, esse procedimento!
Um abraço!!!!!

17 de abril de 2011 às 18:36
rafael disse...

olá Valdir, torço para que tudo esteja bem. em processo de mudanças no layout do blog peço-lhe para que atualize o banner do blog Fichário de Matemática. O novo modelo está disponível em: http://www.fichariodematematica.blogspot.com
Desde já agradeço!!! E estou elaborando outro polinômio.

18 de abril de 2011 às 11:49
Francisco Valdir disse...

Olá, Rafael!
É isso aí, parceiro! Como pode ver já providenciei a mudança do banner do seu blog.
Estarei esperando e preparado para solucionar mais polinômios que vc mandar!
Um abraço!!!!!

18 de abril de 2011 às 20:39

Postar um comentário