MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

quarta-feira, 23 de março de 2011

A DIVISIBILIDADE AJUDA A ENCONTRAR O 1600 ENTRE NÚMEROS!!!

Dado um número inteiro, segundo o Teorema Fundamental da Aritmética ele pode ser: simples ou composto.
Diz-se que ele é simples se o conjunto de seus divisores é constituído ou formado por apenas dois divisores, a saber: 
a unidade e ele próprio, por exemplo: seja o número 19 que tem para divisor (divisor é um número que divide outro exatamente) a unidade e ele, ou seja: o conjunto dos seus divisores é... D (19) = {1, 19} e nesse caso chamamos esse número de... número primo.



Um processo criado pelo grego Eratóstenes, chefe da biblioteca de Alexandria, nos permite encontrar vários números primos a partir do 2 e que ficou conhecido como o Crivo de Eratóstenes.




começamos pelo número 2 (único número primo par que existe) vamos ao próximo número depois dele, o 3 e falamos... "um", em seguida falamos "dois" com o 4 que será riscado. Repetimos a fala "um" com o 5 e "dois" com o 6 que também será riscado e assim continua-se com... "um"... "dois" e risca-se o tal, ou seja: todos os números pares serão riscados. Passa-se a fazer o mesmo processo a partir do número 3, contando-se "um" no 4, "dois" no 5 e "três" no 6 que será riscado. 
Repetimos com "um" no 7, "dois" no  8 e "três" com o 9 que também será riscado e continuamos aqui até o 99, quando repetimos o mesmo método a partir do número 5, depois o 7, 11, 13... ao final, os números que não foram riscados é porque pertencem ao conjunto dos números primos.
 


Não sendo primo, um número dado é chamado de... número composto, pois poderá ser obtido... pelo produto de vários números primos menores que ele
Assim, o conjunto de seus divisores além dele e da unidade, apresentará outros dos quais ele é múltiplo, por exemplo: 
O número 18 é um número composto pois se fizermos a sua fatoração encontraremos... 2 x 3² e assim o conjunto de seus divisores será... D (18) = {1, 2, 3, 6, 9, 18}.
Dado um certo número, saber achar todos os seus divisores é bom e é uma vantagem para o calculista que poderá lançar mão, para isso, do critério de divisibilidade (características e/ou resultados de operações) ou do processo da fatoração isolada.

Vejamos os critérios da divisibilidade (desde o 2 até o 11):
Dado um número, por exemplo: 1420 podemos afirmar que ele é divisível por: 2 pois é um número par (todos números os que terminam por: 0, 2, 4, 6 ou 8).

Não é divisível por 3, pois a soma dos algarismos que o forma... 1 + 4 + 2 + 0 = 7 e o 7 não é múltiplo de 3, portanto o 1420 também não será.

É divisível por 4, uma vez que os dois últimos algarismos da direita formam... 20 e o 20 é divisível por 4 (também, todos os números que terminam em 00), então, o 1420 também o será.

Será divisível por 5, pois todo numero que termina por 0 ou por 5 o são.

Também não será divisível por 6 devido não ser simultaneamente múltiplo de 2 e de 3.

Será divisível pelo 7?
Vejamos um artifício: de 1420 tomamos o seu último algarismo na direita e o dobramos,assim... 0 x 2 = 0, agora toma-se esse valor e subtrai-se da parte inteira do quociente... 1420 / 10 = 142. 
Assim... 142 – 0 = 142 e se essa diferença der um múltiplo de 7 o número 1420 também seria divisível pelo 7 também, mas, percebemos que 142 não é múltiplo de 7, portanto, o 1420 também não o será. 
Para que não reste dúvida, se ao fazer as operações que deram o valor 142 e não se consegue ver se 142 é ou não é, um múltiplo de 7, então, a partir dele, mais uma vez podemos aplicar o artifício, i. É: 2 x2 = 4 depois a parte inteira do quociente... 142 / 10  =  14 e 14 – 4 = 10 e como o 10 não é divisível por 7 assim podemos afirmar que o número 1420 também não é.

Um número é divisível por 8, se terminar por 000 ou os seus três últimos algarismos formarem um múltiplo de 8. O que não é o caso de 1420, pois os seus três últimos algarismos da direita formam 420 que não possui divisão exata pelo 8 e portanto, 1420 não é divisível por 8.

1420 não tem divisão exata por 9 pois a soma... 1 + 4 + 2 + 0 = 7 dos seus algarismos (como fizemos para o 3) não dão um número múltiplo de 9.

Todo número que termina por 0, é divisível por 10, portanto 1420 é múltiplo de 10.

Para saber se um número é divisível por 11, devemos achar as somas dos algarismos que se encontram nas ordens pares e fazemos o mesmo somando os valores colocados nas ordens ímpares, depois achamos a diferença entre essas somas e se derem um múltiplo de 11 é porque o número que foi dado também é divisível pelo 11. assim, o 1420 não é divisível por 11, pois: a soma dos algarismos nas ordens pares... 2 + 1 = 3 e a soma dos algarismos nas ordens ímpares... 0 + 4 = 4 dão a diferença... 4 – 3 = 1 e como a diferença 1 não é múltipla de 11, impõe que o 1420 não é divisível por 11.

FATORAÇÃO ISOLADA:
Consiste em utilizar o dispositivo que se usa para encontrar os fatores primos de um número, traça-se linhas horizontais separando cada um dos fatores e acima do 1º colocamos o 1 e passamos a fazer o produto, de cima para baixo, de cada fator e colocamos o produto encontrado à sua direita caso ele não tenha sido ainda encontrado acima. 
Depois denotamos o conjunto dos seus divisores que começam pela unidade e terminam pelo próprio número. As imagens esclarecem todo o proceder:







Calma! Não fique como esse aqui... que está a perguntar: "oh, meu... e o 1600 entre os números????? Cadê"?




Calma! Fique frio pois, brevemente estarei explicando o que vem a ser: o 1600 entre os números!
 Enquanto isso, para você que quer saber mais sobre o Crivo de Eratóstenes, eu lhe aviso que, em uma abordagem moderna sobre ele, podemos encontrar esse assunto no blog do professor... Kleber Kilhian, dono do... O Baricentro da Mente e o endereço para essa postagem é: http://obaricentrodamente.blogspot.com/2011/03/um-diamante-em-numeros.html  boa leitura e bom proveito!
 Também se for do seu interesse em se aprofundar mais no assunto sobre... o Critério da Divisibilidade, uma postagem extensa e importante sobre ela, você encontrará no blog do professor... Raul  Enrique  Cuore e cujo ndereço é: http://profraulcuore.blogspot.com/2011/03/criterios-de-divisivilidade.html e  para completar a sua festa, faça uma visita ao blog da UBM em: http://ubmatematica.blogspot.com/  o point dos melhores blogs de matemática, física, química e ciências afins!
Boa viagem e até breve!

*********************************************************************************
ATENÇÃO!!!! Para aqueles leitores que gostam de ler ou saber sobre as minhas invenções, 
postei uma nova criação (2 em 1) com o título... "Nuvem Sólida" aqui no blog na página 
"PENSO, LOGO INVENTO"!!!!!
Obrigado!!!!!
*********************************************************************************

20/08/2014
*********************************************************************************
Heads up !!!! For those readers who like to read or know about my inventions, I 
posted a new creation (2 in 1) with the title ... "Solid Cloud" here on the blog page 
"THINK, THEN THE INVENTION" !!!!! 

Thank you !!!!!
********************************************************************************* 
      

Artigos Relacionados

12 comentários:

Kleber Kilhian disse...

Os critérios de divisibilidade são importantes, nem sempre fáceis de se lembrar, mas para isso temos de praticar! E o 1600? Cadê?

Abraços!

24 de março de 2011 às 04:23
Francisco Valdir disse...

Olá, Kleber!
Calma! Muita calma nessa hora! É só o tempo que levarei para contar a quantidade de letra "i" que se usa em D I V I S I B I L I D A D E ( Opa! Quase que termina com mais um "i"). Rsrsrsrsrs!
Um abraço!!!!!

24 de março de 2011 às 04:40
Marjory disse...

Francisco querido,
Seu blog está maravilhoso como sempre. E me diz uma coisa: o que é essa postagem???? Aff... Deu um nó na minha cabeça...rrsss
Brincadeirinha. Eu adorei e apesar de ter dificuldade em entender algumas coisas, outras me ficaram claras.
É isso aí amigo. Dividindo alegrias e experiências com amigos como vc somos melhores como seres humanos.
Mil beijos!!

25 de março de 2011 às 16:35
Francisco Valdir disse...

Olá, Marjory!
É um prazer enorme, receber a sua visita! O seu blog também não fica atrás e vi que houve umas mudanças transformando-o de melhor para... ÓTIMO!!!!!
A postagem aqui, foca os Critérios de Divisibilidade e funcionam assim: dado um número inteiro não nulo, descobrir se o mesmo é divisível desde o 2 até o 11 sem efetuar a divisão de fato, apenas usando perceber certas características sua, ou aplicação de pequenas operações (podendo ser cálculo mental) muito fáceis em seus dígitos. Mas, aí vem a pergunta do momento: o que é isso... de 1600 entre os números? KKKKKKKKK! Em breve, saberemos!
Um abraço!!!!!

25 de março de 2011 às 17:49
Anônimo disse...

Boa Noite Profº Valdir; Obrigado pela referência ao meu Blog. Lendo este artigo vejo que é mais um com enorme qualidade.

Com enorme prazer o reproduzi no meu Blog, espero ter a sua licença. Obrigado, Abraço. Prof.Raul E. Cuore

26 de março de 2011 às 23:01
Francisco Valdir disse...

Olá, Prof° Raul!
Foi uma grata surpresa para mim e uma satisfação também, em ver um trabalho meu sendo divulgado com tanto destaque em seu blog, de tão grande aceitação e qualidade diferenciadas! Muito obrigado em me ajudar a divulgar o conhecimento matemático, de forma mais rápida do que a minha realidade permite.
Podemos ser parceiros, hein? Posso lançar a sua logo marca na minha lista de parcerias?Até breve!
Um abraço!!!!!

27 de março de 2011 às 04:07
Anônimo disse...

Eita professor depois que eu espalhei teu Blog no Orkut em menos de 2 horas vc teve 20 visitas!

isso da um cálculo de 240 Visitas por dia!

Eu tô certo? ._.

2 de abril de 2011 às 09:47
Francisco Valdir disse...

Olá, Lanusso!
Diria que, matematicamente vc está certo, mas, na realidade não dá tudo isso não. Não importa, isso é só um detalhe. O importante é que as pessoas saibam da existência do blog, o que ele pretende transmitir e como ele é usado (espero que agrade) para pasar essas informações as quais espero que sejam úteis. Muito, obrigado a você e mais seus colegas que possam divulgar esse meu trabalho! Valeu!
Um abraço!!!!!

2 de abril de 2011 às 13:03
Anônimo disse...

Professor a conta do Yahoo que eu tinha eu exclui ai eu vou ficar com duas contas que é a conta do Google ( Lanusso Pixel )
e a normal a do blog ( ●๋•ℓષ૮αઽℓαทષઽઽѳ● ' )

2 de abril de 2011 às 14:31
Francisco Valdir disse...

Olá, Lanusso!
Perfeitamente! Esteja à vontade e obrigado mais uma vez!
Um abraço!!!!!

2 de abril de 2011 às 16:22
Aloisio Teixeira disse...

Oi, Valdir?

Tô que nem o gato!

E os 1600????

Valeu

23 de fevereiro de 2012 às 06:37
Francisco Valdir disse...

Olá, Aloísio!!!!

KKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!! Calma!!! Vocês são muito ansiosos!!! Vamos fazer de conta que somos baianos, muito zen, sol, praia e o mar!!! Pra que a pressa se ela é inimiga... da "refeição"... e mais tarde vamos saber o que vem a ser esse tal de 1600, certo?????

Valeu, meu rei!!!!

23 de fevereiro de 2012 às 12:51

Postar um comentário