MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

domingo, 13 de janeiro de 2013

QUEM PERGUNTA... QUER SABER!!!!

DEZ PERGUNTAS SOBRE O MEU BLOG!!!!! 

 Convidado que fui, pelo Romirys Cavalcante dono do blog Vivendo entre Símbolos e, também criador dessa brincadeira do..."fui tagueado" uma corrente em que se responde à dez perguntas para dez blogs tagueados ( eu fui tagueado depois) e, logo em seguida, repassamos as perguntas (podem ser outras ) para mais dez novos blogs. Assim, de pleno acordo em participar dessa "pirâmide", desta brincadeira, até porque, seriam perguntas que os leitores gostariam de fazer, mas não sei, porque não o fizeram, emfim, alguém teve a feliz ideia de concretizar isso!!!! Parabéns, amigo Romirys!!!! Vamos, que vamos e... pode perguntar!!!!!



 


1ª) Pergunta: Qual o motivo do título do seu blog?


 Resposta-



 Sempre fui daquele tipo de indivíduo, que procura as fontes dos conhecimentos, mas, não as quero somente para mim!!!! Também, não sou do tempo onde essas fontes do saber são encontradas com a facilidade, quantidade, variedade e comunicabilidade, dos tempos modernos!!!! As bibliotecas e os sebos faziam o papel que as Lan Houses te em atualmente e realizavam a divulgação dos conhecimentos, embora que, claro, com recursos precários e à passos de tartaruga!!!! Mesmo assim, mergulhado nesse panorama... VENI, VIDI, VICI (Júlio César)!!!! Consegui me formar e ser... mais um professor na Terra!!!! Porém, na minha opinião... "professor que é professor" nunca deixará de ser também, um aluno e um multiplicador do saber!!!! Tudo muda com o tempo, até usos e costumes e... deveria empregar os meios e/ou práticas do meu tempo para levar o meu recado adiante???? Também, segundo o meu pensar, o professor de matemática deverá explorar a "magia dos números", fazer como os mágicos e... nada é mais atraente e indagador para o espírito curioso do ser humano, do que os truques de mágica!!!! Ora, na matemática também podemos criar certos artifícios, macetes e o uso de cálculo mental, parecendo os truques desenvolvidos pelos mágicos!!!! O que fazer para repassar os meus conhecimentos, experiências, descobertas e ou dialogar com alguém na era da internet e despertando a atenção???? Para resolver o meu caso, o óbvio, a criação de um veículo de divulgação moderno, um blog e, para combinar com a abordagem que pensara aplicar, claro, o nome deveria ser... MATEMÀGICAS E NÙMEROS!!!!



2ª) Pergunta: Qual a finalidade do seu blog?


Resposta-



 Uso esse blog para preencher, com prazer, o meu tempo ocioso de professor de matemática, porém, ávido por conhecimentos os mais diversos e engajado também, com outros tantos blogueiros no Brasil e no mundo, nesse movimento de se escrever blogs, que muitos não acreditam que possam ter sucesso (porém, eu penso o contrário), para democraticamente e gratuitamente revolucionarem os conhecimentos e, contribuírem com a erradicação das ignorâncias e atrasos do progresso cultural e/ou cientifico das pessoas, relatando fatos da suas vivências, experiências, pesquisas, descobertas, invenções e interatividades da comunicabilidade permitida através da grande rede!!!




3ª) Pergunta: A quanto tempo você tem esse blog?


 Resposta- 



 Tem apenas 2 anos e 4 meses de estrada!!!!









 4ª) Pergunta: O que você mais gosta de fazer quando está online? 

 Resposta-
 

 Visitar sites e blogs. onde quase sempre costumo deixar comentários, principalmente naqueles blogs com os quais eu formei parcerias. Também, navego pelos serviços sociais e procuro vídeos de documentários, notícias as mais diversas com maior interesse, pelas notícias focadas nas ciências e nas tecnologias!!!!






 5ª) Pergunta: Você reformula suas postagens antigas? Ou uma vez postada você não mexe mais?

 Resposta-



Reformulo sim!!!! Veja bem, agora eu sei que cometi alguns erros, quanto ao fato de se fazer postagens em blogs!!!! Ainda há alguns, mas, os dias deles estão contados!!!! Bom, entre esses erros, por exemplo: eu descobri sofrendo na pele, pelo baixo número de acessos que obtive com determinados posts que escrevi e, nas poucas mensagens que os leitores (são poucos, pois, lamentavelmente, os leitores não teem o hábito de comentar o que lê em) fizeram, reclamavam de se terem perdido no desenrolar do texto das postagens. Depois eu descobri e, agora eu tenho certeza, por parte de pessoas mais experientes nessa arte, que se evite produzir postagens muito longas!!!! Então, instintivamente, antes de receber essa dica, eu já refizera várias postagens quilométricas que postara e, de fato, notei que elas, agora com texto mais reduzido, obtiveram mais visitas e em um período menor, do que as postagens focadas nos mesmos assuntos, porém, exageradas em seu tamanho. Tai, uma dica para vocês: postagens grandes somente se for mesmo necessário!!!!



 6ª) Pergunta: Você costuma visitar os blogs dos seus seguidores?

Resposta-



 Confirmando o que já disse respondendo na 4ª pergunta... positivo!!!!






 7ª) Pergunta: Você visita os blogs dos seus parceiros?

 Resposta-



 Reafirmando o que já dissera na 4ª pergunta... sim!!!! Eles são os meus leitores mais fiéis e mais interativos no meu modo de pensar e de trabalhar, portanto, naturalmente tenho para eles, uma frequência maior de minhas visitas, em seus blogs!!!! E para me ajudar ainda mais nesse prazeroso costume, entidades como a UBM, EDUCADORES MULTIPLICADORES e MARQUE COM X, que avisam das postagens mais recentes de cada blog afiliado à elas, é mais uma garantia que há, para promover essa minha curtição!!!!



 8ª) Pergunta: Com que frequência você posta em seu blog?

 Resposta-




 Gostaria de poder apresentar uma nova postagem por semana!!!! Mas, como o meu blog é focado na matemática e, eu sei o amor que a maioria dos leitores te em por ela (Rsrsrsrsrs!!!!!), desde o início, optando por uma abordagem do meu agrado, mas não usual como se vê na maioria dos blogs sobre os mesmos assuntos (muitos deles usam o Ctrl C e Ctrl V, aí fica mais fácil) e, sabendo que isso iria exigir da minha pessoa, uma carga de criatividade literária e/ou numérica para isso, então, já percebia que a pretensão de postar semanalmente, com a idade que eu tenho, os problemas de vários matizes que surgem... enfim, seria ditada pela minha realidade temporal e física e, é ela quem fala mais alto e eu vou... "tocando em frente" devagar e sempre!!!!


 9ª) Pergunta: Quais suas fontes de pesquisa para criar uma postagem em seu blog?

 Resposta-




 Os livros, revistas, periódicos e as minhas anotações de velhos cadernos (os meus alfarrábios, rsrsrsrsrs). Também, como os tempos mudam, daí vem as minhas caminhadas pela grande rede e, é claro, aprendendo coisas novas que confronto com as velhas quando, muitas vezes surgem postagens do tipo: "bom dia número PI", "Malba Tahan o Homem que descomplicava", "viva o dia internacional do PI" e outros posts!!!!!


10ª) Pergunta: Qual seu maior sonho para seu blog?

 Resposta-

 Que ele seja reconhecido e tido ( beleza!!!! Isto já começou!!!!) como um blog de utilidade para a comunidade estudantil, professores da ciência dos números e para mais alguém (que curta a matemática lúdica), como um vetor orientador na abordagem de conteúdos da disciplina, contribuindo com alguns produtos das minhas experiências, da minha criatividade com novos métodos, algoritmos e o emprego da didática, certa forma... descomplicada, empregando-se a "lei do menor esforço" num caminhar desde o "zero ao... infinito"!!!!! 
                ***************************************************************

   Agora , é a minha vez de fazer essas perguntas:
1ª) Qual ao motivo do título do seu blog????
2ª) Qual a finalidade do seu blog????
3ª) A quanto tempo você tem esse blog????
4ª) O que você mais gosta de fazer quando estar online????
5ª) Você reformula suas postagens antigas? Ou uma vez postadas você não mexe????
6ª) Você costuma visitar os blogs dos seus seguidores????
7ª) Você visita os blogs dos seus parceiros????
8ª) Com qual frequência você posta em seu blog????
9ª) Quais suas fontes de pesquisa para criar uma postagem em seu blog????
10ª) Qual seu maior sonho para o seu blog?????

   Direcionadas para os seguintes blogs: 
1º) Mayra Clara's blog
2º) Quintal da Educação
3º) Professor Andrios Bemfica
4º) Professor Edigley Alexandre
5º) Blog da professora Ju
6º) Matemática do PI
7º) Professora Daniela
8º) Blog MatheusMática
9º) O Diário Educacional
10º) Fichário da Matemática

   Então, minha gente???? Vocês foram... "tagueados" pelo Matemágicas e Números e... vão participar da brincadeira????

 Um abraço!!!!!