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quinta-feira, 29 de setembro de 2011

EU DIGO E... PROVO!!!! Parte (I).

EU DIGO E... PROVO (mermo)!!!!!

Para que as nossas afirmações tenham aceitação de verdade, devemos provar a sua eficácia, a sua veracidade através de um tipo de teste, através de alguma... prova!
A matemática é uma ciência exata, disso ninguém tem dúvidas, porém, quando se faz, ou se realiza alguma operação matemática, para termos certeza que aquela operação foi feita corretamente, devemos empregarmos um tipo de teste, uma prova para a operação realizada (adição, subtração, multiplicação ou divisão) tipo: prova real ou prova dos noves fora.



Antes de começar a mostrar como se faz essas provas para cada uma daquelas operações citadas, eu quero chamar a atenção do leitor, para o nosso sistema de contagem, ou seja: o sistema decimal.
O mesmo consta de usarmos a base de contagem de dez em dez unidades em todas as classes e em todas as ordens que são constituintes de qualquer número escrito.



Além disso, o sistema decimal é um... sistema posicional. Isto significa que: cada algarismo lançado no

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

EU QUERO TER... UM MILHÃO DE AMIGOS!!!!

20 000 vizualizações!!!!!

Olha aí, que presente!
No dia em que comemoramos a “Independência do Brasil”, a nação toda em festa e eis que o blog Matemágicas e Números alcança a expressiva marca das 20 000 visualizações!


                                                          Créditos: www.flickr.com

Obrigado meus amigos, por aumentarem a minha alegria!


                                                    créditos: www.albertoborges.com

Pensei numa maneira de premiar os meus leitores seguidores do blog no final do ano, da seguinte forma:
Em duas etapas, sendo a 1ª disparada agora... 07/092011 e indo até o dia 20/11/2011 e aí temos:

a) para os meus leitores que já são meus seguidores, então terão até o dia 30/11/2011 para postarem um comentário (não vale como anônimo) aqui nessa postagem, dizendo qual dos artigos postados, você escolhe o que mais lhe agradou e porquê. Por ordem de chegada dos comentários você receberá um número com o qual concorrerá na segunda etapa que vai de... 01/12/2011 até 20/12/2011 quando por ordem de chegada dos comentários, cumprindo uma tarefa fácil, escolherá uma centena com a qual espera acertar com a centena final formada, com o número do 1º prêmio da Loteria Federal no último sorteio do ano, a um prêmio que direi no dia 21/12/2011 qual será.


                                                  créditos: www.lisa-formaturas.blogspot.com                                            

b) para quem é leitor do blog e ainda não é seguidor, terá que fazê-lo juntamente seguindo o procedimenro do comentário, já anteriormente explicado, para quem já é meu seguidor.

Na 2ª etapa, a partir do dia 21/11/2011 eu direi qual é a tarefa (fácil) a fazer para me desafiar participando... da “maior matemágica “ que eu já criei. Quem o fizer, por ordem de chegada com o comentário da tarefa, escolherá uma centena e com a qual (acertanto em cheio ou para quem mais se aproximar por falta ou excesso da centena final do 1º prêmio da Loteria Federal no último prêmio do ano) concorrerá ao prêmio (ainda surpresa) que vou sortear.

Vamos continuar com essa vontade de crescimento como naçâo civilizada, forte e feliz, mas lembre-se: a primeira tarefa a ser cumprida para isso é... a educação!


                                             créditos: www.comtempolivre.blogspot.com

Obrigado meus amigos e até breve!!!!!

Um forte abraço!!!!!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

FATORAÇÃO DE HORNER... É UM NEGÓCIO DA CHINA!!!!!


Antes de mostrar, o que é a... " Fatoração de Horner", quero lembrar que os professores ao ensinarem aos seus alunos o que é valor numérico (v. n.) de um polinômio, falam algo assim: “ substituímos na equação dada, a letra que representa a variável por um número indicado e efetuamos os cálculos cujo resultado, é o valor numérico desse polinômio quando a variável assume esse determinado valor”! 














Crédito: www.marlivieira.blogspot.com




                         






   
                                            



                                                     
                                                                                    Crédito:lwww.livroszura.com.br   



   
                                Crédito: www.matyarteedecor.blogspot.com                                   



                               
                                                                 









Crédito: www.tiara-lugaresmaravilhosos.blogspot.com

O polinômio dado sendo do 1º grau, não produz nenhuma dificuldade para os alunos calcularem vários v. n. que se obtêm para vários valores atribuídos para a variável. Exemplo: seja P(x) = 3 x – 1... para x=2, x=5, x=13 e x=15. 
 Então fazemos: P(2)= 3 * 2 -1 ==> P(2) = 6 -1 ==> P(2) = 5 (v. n.); P(5)= 3 * 5 – 1 ==> P(5) = 15 -1 ==> P(5) ==> 14 (v. n.); P(13) = 3 * 13 – 1 ==> P(13)= 39 – 1 ==> P(13) = 38 (v. n. ) e P(15) = 3 * 15 – 1 ==> P(15) = 45 -1 ==> P(15) = 44 (v. n. )