MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

sábado, 20 de agosto de 2011

BELA PONTARIA... GUILHERME!!!!!

Você sabe quem foi... Guilherme Tell?

Na postagem anterior (flechas no século XXI são mais temidas … que as bombas atômicas), eu ensinei como enfrentar sem medo de errar, a colocação das flechas e do sentido destas , quando nos deparamos com o cálculo da regra de três simples ( proporção formada pela igualdade entre duas razões) onde apenas duas grandezas são usadas ali. Estão lembrados? Não? Então, vamos relembrar: caso as duas grandezas são tais que: quando uma aumenta de valor faz a outra grandeza também ter crescimento, então estaremos lidando com... uma regra de três simples, direta, pois esse comportamento se dá entre as chamadas... grandezas diretamente proporcionais e o sentido das flechas que desenhamos ali, serão idênticos, i. É: ambas apontarão para cima ou para baixo!


  Crédito: www.fotos.sapo.pt

No entanto, se as grandezas se comportam de uma forma em que: aumento de uma faz a outra diminuir de valor, então, estaremos diante de uma regra de três simples, inversa e as suas grandezas são ditas... grandezas inversamente proporcionais e vamos relembrar que: as flechas desenhadas nelas terão sentidos contrários, pois... se uma apontar para baixo a outra estará apontando para cima e vice-versa.
Mas, eu lhe pergunto: você sabe quem foi... Guilherme Tell? Não?

domingo, 7 de agosto de 2011

FLECHAS NO SÉCULO XXI SÃO MAIS TEMIDAS DO QUE... AS BOMBAS ATÔMICAS!!!!

EM PLENO SÉCULO XXI, O PROBLEMA...
AINDA SÃO AS FLECHAS?????!!!!!

Atualmente os avanços da ciência e da tecnologia nos aproximam daqueles cenários futuristas, os quais , eu já me deliciava nas leituras dos livros e dos gibis com ilustrações sobre... como viveria-mos... já a partir do ano 2000, onde a locomoção mais comum... seria através de carros aéreos transitando por aerovias estabelecidas entre os prédios gigantescos das cidades do futuro.




















 Crédito: www,joíldo-alexandre.blogspot.com

Ainda não vejo os locais e/ou ambientes, exatamente como foram descritos naquelas ilustrações. Agora é que, nos E.E.U.A. Foi homologado o primeiro carro que se transforma em um avião, alguns edifícios realmente são muito altos e os robots e androides já começam a impressionarem por suas formas e funções.












 Crédito: www.netesport.blogspot.com

Agora mesmo, apesar de todo o progresso humano fazer mudar os costumes e aspectos antigos, mesmo com toda as tecnologias de prevenção de males e perigos, com toda a parafernália moderna de vigilância, por exemplo: nas escolas, ainda assim, em pleno século XXI, as nossas crianças e adolescentes ainda te em medo de... flechas! 


                     











Crédito:www.devir.com.br

Não é raro, alunos me procurarem apavorados por causa das flechas e me perguntam: