MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2011

CIRCUITO DE VELOCIDADE NAS PONTES COM KONIGS/BERG!!!!

PÉ EMBAIXO NO ACELERADOR!!!!!

A dupla campeã de “ralli nos canaviais”... Konigs o piloto e Berg o navegador, receberam um desafio
 de um rico fazendeiro que além de gostar de ralli de velocidade também, gosta de matemática. Oferece
 um ótimo prêmio para a dupla Konigs/Berg (preste atenção no nome) se à grande velocidade,

quarta-feira, 23 de março de 2011

A DIVISIBILIDADE AJUDA A ENCONTRAR O 1600 ENTRE NÚMEROS!!!

Dado um número inteiro, segundo o Teorema Fundamental da Aritmética ele pode ser: simples ou composto.
Diz-se que ele é simples se o conjunto de seus divisores é constituído ou formado por apenas dois divisores, a saber: a unidade e ele próprio, por exemplo: seja o número 19 que tem para divisor ( divisor é um número que divide outro exatamente) a unidade e ele, ou seja: o conjunto dos seus divisores é... D (19) = {1, 19} e nesse caso chamamos esse número de... número primo.


Um processo criado pelo grego Eratóstenes, chefe da biblioteca de Alexandria, nos permite encontrar vários

quarta-feira, 16 de março de 2011

DESAFIO COM ARTE: O SELO DE MAOMÉ:

Um desafio com arte, é o que eu lhes proponho agora!
No livro de Malba Tahan, intitulado: AS MARAVILHAS DA MATEMÁTICA (mesmo autor do clássico: O HOMEM QUE CALCULAVA), você poderá ler no capítulo 3, página 28 que esse problema de geometria é conhecido como: "O selo de Maomé", talvez devido a uma lenda, segundo a qual, o profeta dos maometanos em dias de muita inspiração, tomava da adaga e sem levantar a ponta dela, riscava na areia do deserto a figura do duplo crescente otomano, com traçado contínuo e sem passar duas vezes por um local já desenhado. podendo apenas fazer leves toques em alguns de seus pontos.



Então, meus caros leitores, fugindo um pouco dos desafios numéricos que costumo lançar, proponho este desafio gráfico. Lembrando: o traçado deverá ser de modo contínuo; não poderá passar mais de uma vez po

segunda-feira, 14 de março de 2011

BOM DIA, NÚMERO PI!!!!

Exploradores alienígenas desde ontem, catalogaram o que viram e acharam de engraçado...
Um dizia: esse povo tem no número PI uma dedicação enorme por ele.

Vejam só: entrei numa casa e vi a dona PIuvanna dizendo para o marido: oh, PIo.. cuida do PIvete que ele fez PIPI e repare se ele estar com PIolhos. O marido diz: são PIcadas apenas e posso dar para ele PIpocas ou PIrulito? Ficou PInel ou tomou PItu? PInochet é PIxotinho e pode se engasgar! 


Ora... Faz ele assistir sentado no PIso, ao programa do PIca-pau pegando os trouxas com PIrita em vez de

sábado, 12 de março de 2011

União dos Blogs de Matemática


Acreditando que: “o poder da união faz a força da revolução” e sendo assim, o MATEMÁGICAS E NÚMEROS, apoia a ideia dos professores: Kleber Kilhian e o Paulo Sérgio C. Lino, donos dos Blogs: O BARICENTRO DA MENTE e o FATOS MATEMÁTICOS respectivamente, em congregar blogs congêneres para que através de inteirações de experiências e/ou conhecimentos, possamos desse modo, vir a oferecer aos internautas um melhor serviço em termos de aprendizados e de divulgação de fontes do saber matemáticos e/ou científicos renovados.
Sabemos que a matemática é fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico, que auxilia n

terça-feira, 8 de março de 2011

MMC NA STAR WAR, QUASE FAZ O DARTH VADER SE...

“Eu fazia parte de um dos esquadrões de caças espaciais da Resistência contra o Império, quando em um certo instante, sem esperar... estivemos a ponto de capturar o lord Darth Vader”! Assim contava o ex piloto das forças da Resistência, para os seus netos, bisnetos, trinetos e tetranetos, tempos depois quando o Universo foi sacudido pelo evento chamado de... Star War, num episodio vivido por ele durante essa guerra.
E continuava: “ não esperava-mos que o demoníaco guerreiro Jedi, aparecesse ali solitário em seu caça espacial especial, mas... o que acontecera à grande corrente de caças imperiais que os nossos espiões operando nas luas e planetas relataram estar se deslocando do corredor do setor 4 para o setor 9? Falavam que essa formação, mais parecia... uma serpente estelar de grandes dimensões! Também, era de se perguntar: como o Império pudera reunir tantas naves desse tipo? Depois que sofrera anteriormente grandes baixas, ao ponto que os nossos estrategistas julgaram que: tão cedo, o Império não disporia de uma esquadrilha tão numerosa assim?



Saímos de um dos nossos esconderijos disfarçados de grandes meteoritos. E mesmo surpresos com

domingo, 6 de março de 2011

MMC EXISTE, MAS, PARA QUE SERVE?

Muita gente pensa por aí, que o mínimo múltiplo comum (mmc) foi inventado somente para ser usado para se encontrar as soluções das operações de soma e/ou subtração de frações, para os casos em que seus denominadores não são iguais. Mas, pelo menos eu, há muito tempo que descobri que essa é uma das suas aplicações. Claro, há vantagem em se usar o mmc dos denominadores das frações dadas, mas, isso não é imprescindível e para provar, vou usar através de um exemplo o que (aliás, irá ajudar na resolução do desafio... “contando ovelhas”), também, faz parte das minhas descobertas matemáticas antigas e que foi intitulada de... “MMC não comum” e mais tarde passou a ser chamada de... “o máximo MMC relativo”



quarta-feira, 2 de março de 2011

Princípios da Astronomia: Faça Parceria!

Princípios da Astronomia: Faça Parceria!: "Esta página está aberta para pessoas que têm Blogs - relacionados à Astronomia, Matemática, Física, Espaço, ou qualquer outra Ciência similar..."

Ola, Thainá!
Meu nome: Francisco Valdir de Lima.
Meu blog: www.matemagicasenumeros.blogspot.com
é um blog com assuntos matemáticos, pois sou professor dessa ciência formado pela UFRN, mas, também falo de outros assuntos científicos e tem até amenidades na página "recreio".
E-mail: franciscovaldir61@gmail.com