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segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O QUARTO MÉTODO PARA ENCONTRAR O MMC!!!!


MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM

Múltiplo, significa... produto, e para se encontrar os múltiplos de um determinado número dado,
devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números inteiros, i. é: Z = { …,-3,-2,-1,0,+1,+2,+3,...}.
 Por comodidade, vamos usar o Z+ = N = { 0,1,2,3,4,5,...} para exemplificar a procura dos múltiplos
 de um certo número dado, por exemplo: o número 20, o mesmo deverá ser multiplicado pelos
elementos desses conjuntos, e desse modo obtemos (a tabuada do 20) o conjunto dos múltiplos
de 20, ou seja: M (20) = { 0, 20, 40, 60, 80, …} e que são os produtos de:
20 x 0; 20 x 1; 20 x 2; 20 x 3; 20 x 4,... até onde se desejar!


                            Figura # 1. O enraizamento dos conhecimentos ou  a 1ª internet na Terra.


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MATE MÁGICA NA ÁREA!!!!!

-Alô? É da Terra? Quero falar com o mate mágico Francisco Valdir !
-Sim! É ele! Com quem estou falando?
-Aqui é Desesperádis do Banco do Conhecimento, sediado no planeta Aquariusseti na Constelação
 de Cetus. Professor, somos da organização de distribuição gratuita e democrática dos conhecimentos
 a qual o sr. já presta assistência aí na Terra!
-Pois não! Em que posso ajudar e como? Estando a essa distância?
-A nossa organização receberá de presente, três terrenos se cumprirmos dentro de um prazo, um
 ritual do povo desse planeta, uma exigência, onde temos de dizer o valor da área de cada um
desses terrenos e que o cálculo seja de forma manual. E como o senhor já sabe, atualmente nos
 mundos, quase
 não se encontra alguém capaz disso. Por sorte nossa, pessoas recém chegadas da Terra indicaram-no.



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DESAFIO: TECNOLOGIA EXTRATERRESTRE!!!!!






Corre o ano de 2090, e agora a Terra dispõe de três artefatos que lhes garantirá estabelecer o maior índice de oxigenação bem como, a retirada do excesso de gás carbônico da atmosfera, que foi o causador do problema do aumento da temperatura ambiente, produzido pelo “efeito estufa”, o que causou a elevação do nível das águas dos oceanos e todas as conseqüências esperadas, entre elas, a perda de áreas de terras habitáveis como os países baixos e em outras regiões do globo terrestre.

                                                                 [Figura 1: Constelação Cetus]

Há 50 anos que o ser humano sabe que não é o único no Universo dotado de inteligência, pois os habitantes do exoplaneta Aquáriunsseti, procedentes de Tau Ceti, fazem expedições conjuntas e cooperam entre si nas mais diversas situações, tais como o teletransporte de material inorgânico, que já é dominado pelos ETs. E é

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

EMPRÉSTIMO PESSOAL OU AUTOMÁTICO?

Na minha infância e, antes de entrar na escola, os meus pais me ensinaram a fazer as quatro operações fundamentais, ou sejam: soma, subtração, multiplicação e a divisão. A subtração me foi ensinada pelo método de complementação que era usado na época ( epa! Não sou do tempo do dilúvio universal... embora tenha pisado na lama dele! Rsrsrsrsrs!) e que continuou em uso, até que surgiu a tal da “Matemática Moderna” quando esse método para se fazer a subtração, foi abandonado e substituído pelo método do “Tomar Emprestado”, que é o usado atualmente.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

EXTRAIR A RAIZ QUADRADA... SEM USAR CALCULADORA?

Cursava engenharia mecânica na UFRN lá para o ano de 1983, mais ou menos, quando houve uma greve de professores. Passados 30 dias, mediante entendimentos com a reitoria e sindicato, veio o ritual ( é costumeiro no Brasil) da reposição da carga horária atrasada e como sempre acontecia... aulas aos sábados.
Em uma dessas aulas, ocorreu que: para se chegar à resposta de um problema que continha reposta no livro, tinha-se que extrair a raiz quadrada de um certo número com aproximação a menos de um milésimo. Então, o professor perguntou – quem tem uma calculadora aí? Como ninguém havia levado uma, o professor disse: - que tipo de alunos são vocês, que vão estudar e não se armam de uma calculadora? E os alunos, dando o troco: - e que qualidade de professor é essa, que sai pra dar aula e não leva uma também? Brincadeiras à parte, o fato é que precisávamos do resultado para o término do problema proposto.




terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ALGO MAIS SOBRE O USO DA CALCULADORA

Como você pode saber se a sua calculadora está funcionando corretamente? Sabe como testar? E sobre a memória dinâmica você já ouviu falar?
Digite o número: 12345679 e multiplique-o por 9. No display da calculadora deverá aparecer E1111111 (caso ela tenha apenas 8 dígitos, devido ao estouro de memória) ou 111111111 se for uma máquina de 9 ou mais dígitos. Mas (ATENÇÃO!!!!), caso apareçam outros dígitos diferentes de 1 no resultado, então, a sua calculadora está defeituosa e não merece confiança. Estando ok, então eu vou lhes explicar como utilizar a memória dinâmica das calculadoras ( a maioria possuem) no emprego de certos cálculos com valores fixos na forma de parcelas, fatores, subtraendos e quocientes, quando vão ser seguidamente utilizados.