MATEMÁGICAS

MATEMÁGICAS
Como se tornar um matemágico de sucesso.

NÚMEROS

NÚMEROS
Conheça o maravilhoso universo dos números

DESAFIOS

DESAFIOS
Encontre e descubra aqui o seu nível de desafio

RECREIO

RECREIO
Matemática no recreio tem tudo a ver. Divirta-se!

Seguidores

quarta-feira, 16 de março de 2011

DESAFIO COM ARTE: O SELO DE MAOMÉ:

Um desafio com arte, é o que eu lhes proponho agora!
No livro de Malba Tahan, intitulado: AS MARAVILHAS DA MATEMÁTICA (mesmo autor do clássico: O HOMEM QUE CALCULAVA), você poderá ler no capítulo 3, página 28 que esse problema de geometria é conhecido como: "O selo de Maomé", talvez devido a uma lenda, segundo a qual, o profeta dos maometanos em dias de muita inspiração, tomava da adaga e sem levantar a ponta dela, riscava na areia do deserto a figura do duplo crescente otomano, com traçado contínuo e sem passar duas vezes por um local já desenhado. podendo apenas fazer leves toques em alguns de seus pontos.



Então, meus caros leitores, fugindo um pouco dos desafios numéricos que costumo lançar, proponho este desafio gráfico. Lembrando: o traçado deverá ser de modo contínuo; não poderá passar mais de uma vez po
r um mesmo local, apenas um leve toque em alguns lugares.
Quando me deparei com esse desafio, me empenhei em encontrar a solução e uma vez encontrada, mostrei a mesma para o meu cunhado que é professor de Cálculo na UFAL. Ele ficou entusiasmado e admirado pelo meu feito e falou, segundo ele, que encontrar a solução para esse desafio, não é uma tarefa tão fácil como parece. Será? Bom, sei que apenas trabalhei... um pouquinho!
A solução que eu encontrei eu lancei aqui no blog na página: “ Vá por mim... siga o mestre!!!!!”. Espero que você, antes de conferir, tente achar a sua solução (senão, não tem graça)!
Agora, eu vou dar umas informações importantes: a 1ª) Os livros do Malba Tahan que eu citei ali no começo, você poderá ver no blog da Mayra Clara, em:
http://mayraclara.files.wordpress.com/2010/05/as-maravilhas-da-matematica-malba-tahan-www-livrosgratis-net.pdf
ali, no livro: AS MARAVILHAS DA MATEMÁTICA (arquivo em pdf), no capítulo 3 e na página 28, você encontrará o texto sobre essa curiosidade.
O blog da Mayra Clara, é muito bom e é um dos blogs afiliados à UBM (União dos Blogs de Matemática). Essa é a 2ª) boa notícia, pois temos agora na Rede, essa recém-criada entidade que conglomera os blogs de matemática e de física (em sua maioria) brasileiros e estrangeiros. Tudo isso para permitir um melhor serviço de oferta de qualidade, facilidade em acesso de fontes e informações de caráter matemático e/ou científico para os internautas. Recomendo que você faça uma visita à UBM no link:
http://ubmatematica.blogspot.com/ e seja bem-vindo!

Artigos Relacionados

9 comentários:

Kleber Kilhian disse...

Valdir,

Fiz da forma como segue no link abaixo. No entnato, como não sei se as linhas podem se cruzar, a forma que resolvi foi cruzando linhas, mas nenhuma sobreposta:

http://i493.photobucket.com/albums/rr294/kkilhian/maom.jpg

A linha ficou horrível porque utilizei paint e a condução com o rato ficou difícil!!

Abraços.

17 de março de 2011 04:30
Francisco Valdir disse...

Olá, Kleber!
A recomendação que dão para esse traçado é que: não se pode passar por um caminho já riscado (uma linha sobre a outra), mas, não falam nada sobre o problema de haver cruzamentos de linhas. Na solução que eu arranjei, evitei esses cruzamentos, embora que tivesse de "encostar" aqui e acolá em algum ponto já plotado. De qq maneira, obrigado pela sua atenção ao meu chamado para resolverem esse desafio.
Um forte abraço!!!!!

17 de março de 2011 07:38
Warles e Divina disse...

Kleber, Muito legal este desafio.
Veja no link abaixo, a minha maneira de resolução. As linhas não se cruzaram.

http://img715.imageshack.us/i/selodemaom.jpg/

Parabéns Kleber, estou sempre seguindo do seu Blog. É muito criativo e interessante. Continue assim.

Warles.

17 de março de 2011 08:48
BLOG MANTHANO disse...

Olá Francisco Valdir, confesso que não conhecia este selo. Se puder cruzar as linhas eu acho que consegui uma solução (com 7 cruzamentos), veja se é válida:

http://img39.imageshack.us/img39/3904/oselodemaom.png

Com relação a parceria, eu não encontrei o seu banner. No outro post vc disse que enviou uma menssagem, mas eu creio q não a recebi. De qualquer modo não se preocupe com a demora.

Aguardo um contato seu.

Até.

Pedro Roberto.

http://manthanos.blogspot.com/

17 de março de 2011 08:57
Kleber Kilhian disse...

Pedro sua imagema não está aparecendo.

Valdir, acho que a resolução sua e a do Warles são as correstas, a minha, apesar de não sobrepor linhas, acabam se cruzando. O fato de encontrarem um vértice comum, não quer dizer que se tocam, se analisarmos o ponto em proporções microscópicas: podemos chegar bem perto, mas sem se tocarem.

Abraços!

17 de março de 2011 10:34
BLOG MANTHANO disse...

Estranho Kleber, pois eu testei novamente o link e apareceu normal. De qualquer modo a minha solução cruza as linhas e creio q realmente a idéia é não cruzar, pois senão não tem muita graça.

Até.

17 de março de 2011 10:56
Francisco Valdir disse...

Olá, amigos!
Opa! Quanta gente boa por aqui!
Warles e Divina, Vocês encontraram uma solução também. Que ótimo, parabéns!

Pedro, o meu banner eu coloquei no canto superior direito, abaixo da cx do tradutor com as bandeiras. Em breve estará resolvido o problema no meu PC. É, tbm, assim como falou o Kleber, a imagem da sua solução não aparareceu aqui.

Kleber, é o que eu tinha tbm imaginado que: para não haver toque em nenhum ponto, seria necessário uma grande aproximação como vc disse.

Obrigado, pela atenção de todos vocês, bons trabalhos, ótima saúde!
Um abraço!!!!!

17 de março de 2011 13:45
Rafael Santos disse...

KKKKKkkk, fiquei uns 3 minutos tentando. Mas ainda não desistirei em encontrar uma solução. Caso a minha curiosidade da resposta supere as minhas tentativas de resolução, observarei a sua resolução. É UM ÓTIMO DESAFIO PARA OS ALUNOS PARTICIPAREM. UM GRANDE ABRAÇO!!!!!!!!!!!

20 de março de 2011 18:07
Francisco Valdir disse...

Olá, Rafael!
É assim mesmo, como devemos agir! Esgotadas todas as nossas tentativas... aí sim, é que devemos ir atrás de ajuda! Olha, além da solução encontrada por mim, tem uma outra encontrada pelo casal Warles e Divina em: http://img715.imageshack.us/i/selodemaom.jpg/ .
Até breve!
Um abraço!!!!!

21 de março de 2011 04:46

Postar um comentário